Skip links

Quando procurar um médico endocrinologista

O endocrinologista é um médico especialista que lida com as glândulas endócrinas, doenças causadas por distúrbios no funcionamento dessas glândulas e dos hormônios que elas produzem. O que mais um endocrinologista faz? Leia quais doenças um endocrinologista trata e quando procurar um médico endocrinologista.

Um endocrinologista é um médico que lida com a disfunção das glândulas endócrinas. Essas glândulas incluem: a glândula tireoide , glândulas paratireoides, ovários, testículos, hipófise, glândulas adrenais e pâncreas.

Os distúrbios no funcionamento desses órgãos são frequentemente chamados de distúrbios hormonais, pois causam excesso ou deficiência de um hormônio específico.

Endocrinologista cuida de quê: de distúrbios hormonais

Como mencionado, os distúrbios hormonais dividem-se em dois grupos principais. As glândulas secretoras de hormônios podem secretar pouco (ex: hipotireoidismo) ou muito (ex: hipertireoidismo) e, portanto, causar certos sintomas.

Porém, nem sempre é tão simples. Por exemplo: levando-se em consideração as doenças da tireoide, percebe-se que elas podem ficar assintomáticas por muito tempo, como, por exemplo, o hipotireoidismo subclínico. As doenças da tireoide são uma das doenças endócrinas mais comuns. Então o endocrinologista cuida de quê? De distúrbios hormonais.

Os distúrbios hormonais são a causa de uma variedade de doenças como:

  • Diabetes (distúrbio da secreção ou ação da insulina pelo pâncreas);
  • Ginecomastia (aumento da mama masculina causado por vários fatores hormonais);
  • Síndrome dos ovários policísticos (um distúrbio no funcionamento dos ovários causado por um excesso de hormônios masculinos);
  • Hirsutismo (excesso de hormônios masculinos em uma mulher);
  • Acromegalia (excesso de hormônio do crescimento);
  • Hiperprolactinemia (quantidades excessivas de prolactina);
  • Baixa estatura (falta ou deficiência de hormônio do crescimento);
  • Doença de Addison (deficiência dos hormônios da glândula adrenal).

Mas quando devo procurar um endocrinologista?

As mudanças hormonais em nosso corpo podem se manifestar de muitas maneiras diferentes. Nós subestimamos muitas delas, considerando-as um sintoma de um sistema imunológico enfraquecido ou uma reação ao estresse.

Mas nosso corpo pode enviar sinais de que precisa da ajuda de um especialista. Como você reconhece que está lidando com um distúrbio hormonal?

Alterações na pele

Quando há um desequilíbrio hormonal no corpo, você pode notá-lo imediatamente na pele. Acne súbita, superprodução de sebo pode indicar excesso de hormonio masculino. Pele muito seca pode indicar problemas com a glândula tireoide . Pele escurecida pode envolver alteração na glândula adrenal. Além disso, a perda excessiva de cabelos e unhas quebradiças podem indicar problemas hormonais.

Flutuações de peso

Isso acontece com todos. No entanto, se não mudamos nossos hábitos alimentares e o peso começa a aumentar ou diminuir rapidamente, o problema pode ser com os hormônios. O problema pode ser hipotireoidismo ou hipertireoidismo, bem como resistência à insulina.

Excesso de pelos

Esse problema afeta principalmente as mulheres. Assim, manifesta-se como excesso de pelos em áreas próprias do homem, como costas, rosto, nádegas e barriga. Estes podem ser sintomas de hirsutismo que esta presente frequentemente na síndrome dos ovários policísticos.

Flutuações repentinas de humor

As flutuações repentinas no humor não significam necessariamente depressão ou outras doenças mentais. Pois este é um sintoma comum em pessoas com desregulação dos hormônios da tireoide e de outras glândulas. Também devemos chamar atenção para a sonolência e a fadiga, bem como para a excitabilidade excessiva.

Distúrbios do ciclo menstrual

Às vezes, a falta de menstruação é causada por estresse, mas a falta de menstruação e os ciclos irregulares geralmente indicam um desequilíbrio hormonal. Mas a causa pode ser resistência à insulina, síndrome dos ovários policísticos, hiperprolactinemia ou distúrbio da função tireoidiana.

Problemas de libido

Um equilíbrio hormonal perturbado pode ser manifestado por uma diminuição do desejo por sexo. Esse problema geralmente afeta mulheres que usam anticoncepcionais hormonais, mas também pode ser causado por níveis muito altos de prolactina.

É hora de procurar o endocrinologista

O fato de um problema médico ter uma base hormonal nem sempre pode ser percebido à primeira vista, e o paciente muitas vezes não é tratado especificamente, mas sofre de restrições ocultas na qualidade de vida.

Mas os sintomas listados podem muitas vezes ser um prenúncio de outras doenças, por isso geralmente recomendamos uma consulta com um endocrinologista. Podemos facilmente agendar uma visita para você. Entre em contato!