Introdução

Nesta página você encontrará os principais assuntos, tópicos e novidades sobre o diabetes, organizados de forma estruturada para que você possa entender melhor sobre esta condição.

Explore os títulos de acordo com seu interesse.

O que é o Diabetes

Diabetes é uma doença crônica, ocasionada basicamente pela redução da produção ou dificuldade de ação da insulina. Sabe-se hoje que também existem diversos outros mecanismos fisiopatológicos implicados na doença.

A insulina é um hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. É necessário a presença de insulina para que ocorra a quebra das moléculas de glicose e sua transformação em energia, para manutenção das células no organismo.

Leia o conteúdo completo sobre insulina em: O que é e para que serve a Insulina?

Tipos de Diabetes

O diabetes é uma condição perigosa do metabolismo humano, em que altos níveis de açúcar são encontrados no sangue. Ele pode levar a diversas consequências, como cegueira, perda de movimentos, infarto, amputação de membros, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC), os famosos derrames.

• Diabetes tipo 1: esse tipo de diabetes é mais comum em crianças e adolescentes, mas também pode ser diagnosticados em adultos. O paciente não produz e necessita de insulina desde o início do quadro clínico.
  • Diabetes tipo 2: esse tipo de diabetes é desenvolvido principalmente devido ao sedentarismo e má alimentação, com consequente excesso de peso. Também é necessário salientar a importância da herança genética familiar.
  • Pré-Diabetes: esse quadro clínico é considerado quando existe uma alteração no metabolismo de glicose, mas ainda não grande o suficiente para o diagnóstico de diabetes tipo 2. Essa condição já traz risco futuro à saúde.
  • Diabetes Gestacional: esse tipo do diabetes pode ser diagnosticado na gestação (condição em que muitas alterações hormonais e metabólicas favorecem ao aumento da glicose no sangue). Geralmente é transitório e presente apenas durante este período. Apesar disso, pode se manter após o parto em alguns casos.

Leia o conteúdo completo sobre tipos de diabetes em: Tipos de Diabetes

Leia o conteúdo completo sobre pré-diabetes em: O que é pré-diabetes? Como evitar ou tratar o problema?

Sintomas

Os sintomas do diabetes podem variar de acordo com o tipo da doença, sendo de difícil detecção, principalmente quando estão relacionados ao diabetes tipo 2.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) entre 40% e 50% das pessoas portadoras da doença não tem conhecimento sobre sua condição. Por isso mesmo, é importante ficar atento aos sintomas mais comuns:

• poliúria (excesso de urina),
  • polidpsia (sede excessiva),
  • perda de peso, mesmo com fome excessiva,
  • fraqueza e cansaço,
  • visão embaçada,
  • infecção fúngica (candidíase vaginal, micoses na pele),
  • dificuldade de cicatrização de feridas e
  • náusea e vômito ou mau hálito (sinais de alerta de gravidade).

Leia o conteúdo completo sobre sintomas do diabetes em: Sintomas do Diabetes

Prevenção

A melhor forma de se prevenir contra diabetes é manter bons hábitos de vida. O que isso inclui?

• uma rotina de exercícios físicos diários,
  • boa alimentação,
  • evitar comidas muito calóricas,
  • cuidado com refrigerante, fast-food e industrializados,
  • manter o peso ideal,
  • evitar bebidas alcoólicas em excesso e evitar o tabagismo.

Após os 40 anos é importante fazer a dosagem de glicose no sangue anualmente,  principalmente se você apresenta algum fator de risco para a doença como:

• histórico familar de diabetes (pai, mãe, avó , avô ou irmãos),
  • excesso de peso,
  • sedentarismo ou hipertensão arterial.

Tratamento Diabetes

Não existe cura para esta doença, por isso é muito importante a prevenção – quanto antes você tomar as medidas necessárias, melhor.

O tratamento do diabetes tem como principal objetivo controlar a glicose presente no sangue do paciente, evitando picos ou quedas ao longo do dia. Também existem medicamentos que reduzem a chance de doenças cardíacas, doenças renais e a até a mortalidade dos pacientes diabéticos.

Existem casos em que o paciente pode controlar o nível de glicose se alimentando corretamente e praticando atividade física regular. Em outros casos, pode ser necessário o tratamento com medicamentos orais e/ou injetáveis e existem casos em que há necessidade de usar insulina.

Existem vários tipos de medicamentos e vários tipos de insulina. Cada uma delas têm tempo e ação diferente, portanto, diante deste diagnóstico, procure um endocrinologista para saber sobre o tipo de tratamento certo para o seu caso.

Existe também a bomba de infusão de insulina, que é um equipamento mais complexo e apenas para pacientes selecionados.

Solicite uma consulta

Facilitamos o processo de agendamento de consultas. Preencha o formulário ao lado com seus dados, que entraremos em contato o mais breve possível para confirmar sua consulta.