Skip links

Bioimpedância

Bioimpedância

Antes de qualquer programa de emagrecimento deve-se fazer uma avaliação médica para o estabelecimento de limites e metas. Ao determinar um parâmetro de peso saudável, existem vários índices e tabelas. Os mais conhecidos são o IMC (índice de massa corporal) e a relação entre cintura e quadril. Porém, estes métodos falham por não considerarem a composição específica do corpo. Assim, as pessoas com muita massa muscular ou óssea seriam taxadas como obesas.

Temos a disposição um método moderno, mais eficaz e prático na determinação da composição corporal: a BIOIMPEDÂNCIA.

Através deste exame conseguimos separar o que é gordura, água e massa magra (músculo, ossos e órgãos). O exame fornece o percentual de gordura, massa magra e água corporal, além da quantidade absoluta destas medidas (exemplo: quantos kg de gordura você tem).

O exame possibilita monitorar as mudanças corporais que ocorrem após um programa de emagrecimento, acompanhamento de atletas, mudanças relacionadas ao crescimento e desenvolvimento. Outra vantagem da bioimpedância é não causar nenhum tipo de risco a saúde, não usar contraste e ser indolor.

Condições para realização do exame:

  • Realizar o exame após 04 (quatro) horas de uma grande refeição ou pela manhã;
  • Evitar consumo de bebida alcoólica e cafeína (café, chá, chocolate, achocolatado e refrigerante) nas 06 (seis) horas antes do exame;
  • Não realizar atividade física (academia, corrida) 08 (oito) horas antes do exame;
  • Se usar medicação rotineira, manter o uso (inclusive no dia do exame);
  • O exame é proibido para grávidas, portadores de marcapasso e mulheres em período pré-menstrual ou menstrual;