Skip links

Quais os alimentos que mais contribuem para a obesidade

Quais os alimentos que mais contribuem para a obesidade

A obesidade é cada vez mais frequente entre pessoas de todos os lugares do mundo, por isso é essencial conhecer as causas e os alimentos que contribuem para o seu aparecimento.

Ao mesmo tempo que se fala muito em alimentação saudável, em qualquer lugar encontram-se também alimentos ricos em açúcares e gorduras.

Os produtos processados, inclusive congelados, dominam as prateleiras dos mercados, enquanto os naturais são deixados de lado.

Mas afinal, quais são os alimentos que mais contribuem para a obesidade? Continue lendo esse artigo para saber mais sobre esse tema.

É fundamental conhecer quais são os alimentos que contribuem para a obesidade

Atualmente, ao mesmo tempo em que as pessoas buscam adotar hábitos mais saudáveis, há uma grande oferta de doces, alimentos processados e a conhecida “Fast Food”.

De acordo com pesquisas, apenas uma entre cinco pessoas consome a quantidade adequada de vegetais diariamente.

Mas o que realmente trouxe problemas relacionados à obesidade foi o surgimento, disseminação e barateamento dos industrializados.

Assim, a alimentação ruim somada à hábitos inadequados como o sedentarismo e uma rotina corrida e estressante, levam as pessoas a desenvolverem a temida obesidade.

Então, se você não quer fazer parte da estatística do sobrepeso ou está lutando contra os quilos extras, dê uma olhada nos alimentos que devem ser evitados.

1. Carnes processadas

As carnes processadas são as que as pessoas conhecem popularmente como embutidos e incluem:

  • Salsicha;
  • Linguiça;
  • Presunto;
  • Hambúrguer.

Presentes em grandes quantidades na mesa do brasileiro, seja no café da manhã, lanches e até mesmo na refeição principal.

O maior problema desses produtos é a alta quantidade de sódio e de gorduras, que levam ao aumento da pressão arterial e os níveis de colesterol , consequentemente aumentam o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos.

2. Salgadinhos

Sobretudo as crianças gostam muito dos salgadinhos, mas é preciso ter muito cuidado com esses produtos que levam muitos ingredientes artificiais.

Além disso, eles são cheios de corantes, conservantes e gorduras (mesmo quando assados). São também extremamente calóricos e por isso contribuem para a obesidade.

Mesmo que você tenha peso normal, fique atento à esses alimentos, porque pode ocorrer aumento da pressão.

3. Molhos para saladas

Hoje em dia, as prateleiras do mercado estão cheias de opções deliciosas de molhos diversificados para acompanhar a salada.

Mas tenha cuidado, porque eles são muito calóricos e gordurosos. Então a sua salada super saudável pode se tornar uma bomba para o seu organismo.

4. Salgados

Se você costuma comprar um salgado no bar da esquina toda vez que bate aquela fome no meio da tarde, cuidado!

Muitos deles como coxinha, bolinha de queijo e risoles são fritos e, por isso tem grandes quantidades de gorduras.

Isso sem falar no carboidrato e nas calorias. Então, tente ficar longe deles para manter a sua saúde em dia.

Uma boa opção é trocar os salgados por opções mais saudáveis como frutas e castanhas. Deixe para comer a opção menos saudável em aniversários, mas mesmo assim com moderação.

5. Batata frita

A batata frita é um dos alimentos mais pedidos em bares e restaurantes e, faz a alegria da criançada em qualquer situação.

Mas tenha cuidado com ela. A batata é muito rica em carboidratos e, quando ela é frita recebe uma grande quantidade de óleo.

Então se você realmente não quer abrir mão desse prato, procure preparar em fritadeira a ar ou no forno.

6. Açúcar

Que o açúcar atrapalha o emagrecimento e contribui para a obesidade não é uma novidade. Por isso não consuma alimentos açucarados.

Isso inclui também balas e chicletes que parecem inofensivos. O maior problema é que você acaba comendo várias balas em um dia e o saldo final é de um monte de calorias extras na forma de açúcar.

Evite também fazer lanches e café da manhã com alimentos como bolos, bolachas, sucos artificiais e outros alimentos ricos em açúcar.

O açúcar ingerido que não é usado no metabolismo basal diário (gasto calórico) é convertido em gordura. Além disso, esse ingrediente contribui para o agravamento do Diabetes.

7. Bebidas gaseificadas açucaradas

Os famosos refrigerantes também são vilões quando o assunto é obesidade. Essas bebidas têm altas quantidades de açúcar e nenhum nutriente.

Mesmo a versão sem açúcar é prejudicial, porque possui altos índices de sódio, que contribui para o aumento da pressão arterial.

8. Farinha Branca

O organismo converte o carboidrato complexo em açúcares simples e, posteriormente estes açucares serão convertidos em gordura. Por isso, o consumo de alimentos ricos em farinha branca se assemelha à ingestão de açúcar.

9. Margarina

Além de calórica e gordurosa, a margarina é gordura hidrogenada, extremamente prejudicial para o organismo.

Conclusão

Quando se fala em obesidade, açúcares, gorduras e alimentos processados são os principais vilões. Por isso é essencial prezar por uma alimentação o mais natural possível, para evitar que essa condição se desenvolva.