Skip links

Você conhece as causas da obesidade?

Causas da obesidade

Tem-se falado cada vez mais sobre a obesidade e a necessidade de combatê-la. A obesidade já é uma doença da civilização, porque uma porcentagem cada vez maior da população luta contra ela. Você sabe quais são as causas da obesidade?

A obesidade é agora considerada uma doença crônica e o sobrepeso é um passo anterior. Quais são as causas da obesidade?

Obesidade e excesso de peso – quais são as diferenças?

Obesidade e sobrepeso são frequentemente usados ​​como sinônimos na sociedade. No entanto, do ponto de vista médico, esses termos são diferentes. Ambos são definidos como uma quantidade excessiva de tecido adiposo que se acumulou no corpo, o que muitas vezes contribui para a deterioração da saúde do paciente ou cria motivos para a deterioração do estado de saúde.

A diferença entre estar acima do peso e ser obeso é determinada pela quantidade de gordura corporal em excesso que foi armazenada. Este nível é determinado com base em dois fatores principais.

  • O primeiro é o IMC, ou índice de massa corporal;
  • O segundo fator está relacionado à proporção, que é calculada a partir de uma análise da composição corporal pela Bioimpedanciometria;

Quais indicadores são considerados valores limítrofes de sobrepeso e obesidade?

Padrões adotados:

  • Sobrepeso, quando o IMC em uma pessoa com mais de 15 anos está entre 25 e 29;
  • Obesidade quando o IMC é de pelo menos 30;

No entanto, esses intervalos definidos que regulam a obesidade e o sobrepeso não se aplicam a crianças com menos de 15 anos de idade. Também em idosos e gestantes, a determinação do sobrepeso e da obesidade não deve se limitar apenas à estimativa dos valores de IMC.

Quais as causas da obesidade?

A principal causa da obesidade é um desequilíbrio entre a energia consumida com os alimentos e gasto energético para se manter o corpo (metabolismo basal) + da atividade física, ou seja, comer quantidades excessivas de refeições com um nível de atividade física muito baixo. No entanto, as razões nem sempre estão em uma dieta incorreta e um estilo de vida inadequado.

Em algumas pessoas, fatores genéticos, definidos como tendência a ganhar peso, são apontados como a causa da obesidade. Assim, problemas com a manutenção de um peso saudável também podem ser causados ​​por outros processos de doenças no corpo.

Outras causas comuns de obesidade:

  • Distúrbios relacionados à função das glândulas endócrinas;
  • Tomar medicamentos relacionados a outras doenças crônicas;

Dentre as causas da obesidade, existem também as chamadas determinantes psicossociais. Elas incluem questões relacionadas à duplicação de hábitos alimentares incorretos e o chamado “comer devido ao estresse”.

As causas da obesidade em crianças

No caso de crianças pequenas, as causas da obesidade também podem ser o resultado da desnutrição ocorrida durante a gravidez da mãe. Assim, a desnutrição fetal é compensada após o nascimento por uma melhor digestibilidade dos alimentos e aumento do apetite, o que promove o acúmulo de tecido adiposo. A superalimentação constante de uma criança aumenta a probabilidade de obesidade.

Podemos resumir as causas da obesidade :

  • Metabolismo lento – se a energia fornecida com os alimentos não for consumida, ela é armazenada na forma de tecido adiposo e, portanto, contribui para a obesidade;
  • Predisposição genética – em algumas pessoas, os genes afetam o processamento mais rápido de energia e seu armazenamento no tecido adiposo;
  • Influência de fatores relacionados à vida fetal (relacionados, por exemplo, a dieta inadequada da mãe);
  • Alterações do metabolismo de carboidratos – em algumas pessoas, o corpo metaboliza carboidratos de forma mais eficiente do que gorduras, o que aumenta a tendência de ganhar peso;
  • Falta de uma sensação de saciedade, que é causada por distúrbios da regulação neuro-hormonal;
  • Distúrbios do funcionamento das glândulas endócrinas;
  • Dieta inadequada;
  • Pouca atividade física.

Lidando com a obesidade

A prevenção da obesidade deve consistir principalmente em mudanças de atitudes e comportamentos, principalmente em adultos. As crianças aprendem por imitação e, na maioria das vezes, reproduzem padrões alimentares anormais adotados pelos pais.

Assim, a questão mais importante deve ser a construção da consciência social no campo das atitudes nutricionais adequadas e da importância da atividade física para a saúde humana.

A prevenção baseada em escolhas informadas deve ser realizada tanto entre os adultos quanto entre as crianças, a fim de formar sua consciência desde cedo. Em relação às crianças, é importante que os adultos não utilizem os alimentos como forma de enfrentamento do estresse, para amenizar situações difíceis ou como recompensa.

Tal conduta pode contribuir para que, no futuro, a criança coma alimentos exatamente nas mesmas situações a fim de aliviar o estresse. Assim, essa forma de pensar e abusar dos alimentos e lanches entre as refeições é o primeiro passo para os problemas relacionados ao peso corporal incorreto.

A obesidade é um problema muito complexo, com muitas causas e efeitos na saúde. Portanto, o impacto do excesso de gordura corporal na saúde deve ser levado em consideração. O processo entre obesidade e emagrecimento costuma ser demorado e requer a ajuda de especialistas: médico, nutricionista, psicoterapeuta.

A saúde é muito importante, por isso vale a pena lutar por ela e mobilizar-se para se sentir melhor no seu próprio corpo, o que com certeza compensará com a eficácia a longo prazo.