Skip links

Quais os tipos de Obesidade?

Quais os tipos de obesidade?

O excesso de peso é uma condição que está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo e, para conseguir combatê-la é necessário antes de mais nada entender quais são os tipos de obesidade.

As principais causas da obesidade são a ingestão de grandes quantidades de gorduras e açúcares, o sedentarismo e também fatores genéticos.

A existência dessa condição traz várias consequências, tornando a vida do portador mais difícil e, em alguns casos trazendo problemas graves de saúde.

Então se você quer saber mais sobre esse assunto, conhecer os tipos de obesidade e o que leva à isso, continue lendo este artigo.

Entendendo a obesidade

Primeiramente você precisa compreender que a obesidade não é uma questão relacionada à estética, mas sim à saúde do indivíduo.

Isso porque o excesso de peso pode a longo prazo levar ao desenvolvimento de problemas como:

  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Aumento do colesterol;
  • Problemas articulares;
  • Problemas circulatórios;
  • Comprometimento cardíaco e infarto;
  • Câncer .

Os indicadores da obesidade estão aumentando progressivamente, como resultados dos hábitos da sociedade moderna.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais da metade das pessoas de todo o mundo tem algum nível de sobrepeso/obesidade.

As projeções para os próximos anos mostram que essa situação tende a piorar caso nada seja feito para reverter o quadro.

Como detectar o sobrepeso

Em algumas pessoas o sobrepeso é bem nítido, mas em outras isso pode não ser bem claro. Ademais é necessário classificar essa condição em vários níveis de acordo com a gravidade.

Para isso foi desenvolvido o padrão do IMC, ou índice de massa corpórea, que relaciona o peso à altura para facilitar a detecção da obesidade.

As divisões são as seguintes:

  • Peso normal: IMC entre 18.0 a 24,9 kg/m2
  • Sobrepeso: IMC entre 25.0 a 29,9 kg/m2
  • Obesidade grau 1: IMC entre 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: IMC entre 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.

Existem vários tipos de obesidade

Além de haver a divisão entre os níveis de gravidade do sobrepeso e obesidade, existe também a divisão dos diferentes tipos de obesidade, de acordo com o tipo de acúmulo de gordura. Conheça melhor cada um deles.

Obesidade abdominal

Como o próprio nome sugere, a obesidade abdominal ocorre quando o acúmulo de gordura se dá sobretudo na região abdominal.

Nesse caso existe um risco muito mais acentuado de se desenvolver problemas cardíacos, diabetes, e também aumento do colesterol.

Periférica

O acúmulo periférico de gordura acontece sobretudo nas coxas, quadris e nádegas e é mais comum nos indivíduos do sexo feminino.

Quando o sobrepeso desse tipo se instala, geralmente surgem impactos negativos como problemas de joelho e varizes.

Deposição homogênea de gordura

Como o próprio nome sugere, esse tipo de deposição de gordura ocorre em todo o corpo de maneira generalizada.

Uma questão importante aqui é que nesse caso o aumento de peso demora mais a ser percebido e, por isso a pessoa acaba engordando muito, chegando aos estágios mais avançados da obesidade.

Principais fatores que contribuem para a obesidade

Na sociedade moderna, a obesidade está se tornando cada vez mais comum, porque há diversos fatores que contribuem para isso, como os meios de transporte mais acessíveis e os alimentos ultra processados, por exemplo.

Mas há também fatores internos do indivíduo que podem levar ao quadro. Veja a seguir quais são os principais.

  • Fatores genéticos: já há algum tempo sabe-se que os genes influenciam muito em várias questões, o que inclui a obesidade e os problemas que a acompanham;
  • Histórico familiar: filhos de obesos também costumam ter sobrepeso. Isso se manifesta tanto devido aos fatores genéticos quanto aos hábitos da casa;
  • Doença: alguns problemas de saúde contribuem para a obesidade direta ou indiretamente. Problemas hormonais podem levar ao ganho de peso, enquanto que doenças articulares dificultam a prática de exercícios físicos, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos, de uso comum, contribuem para o ganho de peso;
  • Idade: Apesar de a obesidade aparecer até mesmo na infância, com o passar dos anos ela tem uma tendência maior de acontecer, sobretudo devido a mudanças no metabolismo e no estilo de vida;
  • Alterações psicológicas: sobretudo o estresse e a ansiedade levam a compulsão alimentar e, consequentemente à obesidade;
  • Gestação: muitas mulheres tem um ganho de peso significativo durante a gravidez, o que leva a um quadro de obesidade que muitas vezes não existia antes.
  • Dieta: a alimentação desequilibrada e cheia de alimentos ricos em açúcar e gorduras é uma das principais questões que contribuem para o surgimento da obesidade;
  • Sedentarismo: com os avanços tecnológicos e dos transportes facilitado, as pessoas tendem a se tornar mais sedentárias, prejudicando assim a eliminação das calorias extras adquiridas na dieta.

Conclusão

Os diversos tipos de obesidade estão cada vez mais presentes na sociedade moderna, levando os indivíduos a sofrerem com os problemas que surgem juntamente com essa condição.
Dessa forma é fundamental a conscientização sobre a importância da adoção de hábitos de vida mais saudáveis para evitar o ganho de peso.