Quais as causas do diabetes?
O diabetes é uma condição do metabolismo causada por altos níveis de açúcar no sangue por um período prolongado. É uma doença que atinge quase 10% da população mundial e que requer tratamento.
Se o diabetes não for tratado adequadamente, torna-se uma condição que causa um potencial risco de vida, graças às suas complicações. Dentre elas, encontram-se doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (AVC), infartos e doenças do coração, doença renal crônica, cegueira e doenças dos olhos, amputações de membros, além de demência e morte.
Contudo, quando as pessoas tratam-se adequadamente e modificam o seu estilo de vida, têm enormes chances de viver com qualidade e ter uma expectativa de vida semelhante ao não diabético.
Mas, o que causa o diabetes? Alguma situação específica pode levar ao desenvolvimento dessa doença? Como isso funciona? Acompanhe aqui para ter respostas sobre essas e outras perguntas relacionadas!
Causas da condição nos tipos 1 e 2
Causas do diabetes tipo 1
O diabetes mellitus tipo 1, também conhecido anteriormente pelos nomes de diabetes insulinodependente ou juvenil, é uma condição causada pela não-produção ou a produção insuficiente do hormônio chamado insulina.
A insulina é um hormônio produzido pelas células-beta no pâncreas, em uma região chamada “ilhotas de Langerhans”. Ilhotas, ou ilhas, em latim, são traduzidas por “insula”. Daí é que surge o curioso nome de insulina: hormônios gerados pelas ilhotas (de Langerhans).
Pois bem, a principal função da insulina é transportar o açúcar para as células, transformando-as em energia para o corpo. Quando não há insulina para responder a esse açúcar, chamado glicose, uma série de transtornos são causados ao corpo humano, seja pelo excesso de açúcar no sangue, seja por sua falta nas células — muitas precisam dele para realizar suas funções.
Essa condição, o diabetes tipo 1, é essencialmente causado pela morte das células beta na ilhota de Langerhans. Sem elas, não há como produzir insulina. Agora, o que gera a morte de tais células?
A grande maioria dos casos dessa condição é fruto de herança genética, ainda não inteiramente esclarecidos pela ciência. Em algumas situações mais raras, o diabetes tipo 1 pode ser causado por infecções bacterianas e virais, por envenenamento por raticida, ou induzido por remédios para tratamento de câncer.
Além dessas razões, pode também ser causada por lesões no pâncreas que efetivamente destruam essas células, como tumores benignos ou malignos na glândula, e pela pancreatite, doença inflamatória do pâncreas.
Causas do diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2, primariamente, é causado pela resistência do corpo à insulina. Nesse caso, o pâncreas produz o hormônio, mas não em quantidade ou qualidade suficiente para dar conta de toda a glicose disponível no sangue. Desta forma, sem reação à insulina, que ainda está presente, o açúcar continua circulando, sem ser recolhido pelas células.
Essa condição é desenvolvida por uma combinação de fatores. Como exemplos de fatores não modificáveis: herança familiar e o avançar da idade. Outros, em contrapartida, são causados pelo próprio estilo de vida, como o sedentarismo e da alimentação inadequada, rica em carboidratos, e seu consequente excesso de peso ou obesidade.
Estudos científicos conectam outros fatores também à geração de deficiência de insulina, como o uso de cigarro e privação forçada do sono e a história prévia diabetes durante a gestação.
O diabetes tipo 2 pode ser causado precipitado por uma série de medicações . Outras doenças como a Acromegalia, a Síndrome de Cushing, o Hipertireoidismo, o raro Feocromocitoma, e alguns cânceres também podem gerar a doença, além de deficiência de testosterona e desordens da alimentação, como bulimia nervosa.
Contudo, apesar de todos esses fatores, 95% dos casos de diabetes tipo 2 ocorrem devido à obesidade ou ao excesso de peso. Saber disso é a chave para tratar a doença. Uma forma muito comum de tratar efetivamente a doença, em obesos graves, é a cirurgia bariátrica (conhecida como cirurgia de redução de estômago).
Causas do diabetes gestacional
O diabetes gestacional, que é quando a condição se inicia durante a gravidez, deixando de existir, ou não, após o parto, é fortemente marcado pela resistência à insulina, tal como no tipo 2 da doença. Os hormônios gerados pela gravidez — que geram um imenso turbilhão a nível hormonal — podem interferir fortemente na ação da insulina.
Dentre os fatores de risco ao desenvolvimento de diabetes gestacional estão a síndrome do ovário policístico, pré-diabetes, histórico da mesma doença durante gestações anteriores, idade da mãe, história familiar de diabetes e obesidade.
A raça pode contribuir também: mulheres negras e orientais têm chances aumentadas de desenvolver a condição durante a gravidez.
O diabetes gestacional pede especial atenção porque põe a saúde do bebê em risco , além de ser um fator muito marcante para a aparição de diabetes tipo 2 na mãe no futuro.