Skip links

Osteoporose

Osteoporose

Para entender o que é a osteoporose, é preciso entender a formação dos ossos. O osso humano é composto de um depósito de minerais, principalmente cálcio, além de outros elementos estruturais como vários tipos de células e colágeno. Essa espécie de matriz ou depósito de cálcio se renova constantemente, já que as células ósseas têm a função de substituir áreas envelhecidas, por ossos novos.

Esse brilhante mecanismo de reposição possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas e renova o esqueleto inteiro a cada dez anos aproximadamente.

Porém, conforme o ser humano passa a envelhecer, a absorção de células velhas aumenta e a renovação das células ósseas diminui. Quando isso começa a acontecer, os ossos acabam ficando mais porosos e perdem a resistência.

O processo recebe o nome de osteoporose, que é portanto, uma doença metabólica do osso.

A osteoporose, como já foi explicado anteriormente, se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
Infelizmente, a osteoporose pode ser responsável por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um pequeno trauma ou queda, por exemplo.

Geralmente, a osteoporose está relacionada ao envelhecimento e pode atingir tanto homens quanto mulheres. Abaixo cito alguns sintomas que podem surgir com o avanço da doença:

  • costas encurvadas,
  • fratura óssea,
  • perda de altura e
  • dor local.

Os fatores de risco que podem contribuir com essa condição, são:

  • menopausa,
  • envelhecimento,
  • dieta pobre em cálcio,
  • sedentarismo,
  • abuso de álcool e
  • tabagismo.

Prevenção

É muito importante que o indivíduo se previna antes de desenvolver a osteoporose. Para conter a perda de massa óssea, é feito um ajuste na dieta, adequando a dose de cálcio na alimentação. Exposição solar mínima também é importante para se obter a produção da quantidade necessária de vitamina D pelo organismo.

Se os alimentos e a exposição solar não forem suficientes, indica-se a reposição com suplementos de cálcio e/ou de vitamina D.

Exercícios físicos moderados potencializam o efeito dos medicamentos.

Quando a osteoporose já está instalada, para impedir a piora da degeneração dos ossos, existem medicamentos que auxiliam tanto na formação do novo osso, quanto na redução da reabsorção óssea inadequada.

Existem diversas linhas de tratamento medicamentosas da osteoporose e é necessária uma consulta com o endocrinologista para se fazer a escolha ideal e adequar a dosagem.