O diabetes é uma doença crônica ocasionada basicamente pela falta ou dificuldade de absorção da insulina – hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.
Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnóstico precoce do diabetes é importante, pois o tratamento adequado pode evitar várias de suas complicações.
Sintomas
Os sintomas do diabetes são relativamente comuns entre os diversos tipos da condição. Alguns sintomas geralmente manifestados:
- desidratação, o que leva a ter regularmente sede, cada vez com constância maior;
- aumento excessivo da fome ou da vontade de comer, mesmo sem ter realizado qualquer esforço físico que gere essa demanda do corpo;
- aumento na frequência da urina, o que leva a regularmente ir ao banheiro.
Embora esses sejam os sintomas mais comuns, alguns outros que aparecem com certa frequência são:
- perda rápida de peso;
- sensação de cansaço constante (fadiga), mesmo sem ter realizado grande esforço físico;
- enjoo e vômito;
- visão borrada ou diminuição da capacidade de enxergar;
- infecções constantes.
Pessoas com diabetes não-tratada, também, podem sentir a boca muito seca e coceiras frequentes na pele. Outro sintoma muito comum é a dificuldade para cicatrização de cortes e feridas.
Sintomas mais graves
Alguns sintomas mais graves do diabetes podem ocorrer, especialmente em pessoas que possuem o tipo 1 da condição e não fazem, por desconhecimento da própria doença, o tratamento adequado, como tomar as doses diárias de insulina. Eles também podem ocorrer com pessoas do tipo 2, porém com bem menos frequência.
Um deles é a cetoacidose diabética, um distúrbio muito sério que é caracterizado por dores abdominais, náusea, vômito, e hálito acético (isso é, um hálito estranho, azedo, diferente do comum). Ele pode levar ao coma e à morte, se não tratado adequadamente.
Outro sintoma grave é o coma hiperosmolar hiperglicêmico, causado pelos altos níveis de açúcar no sangue. Mais comumente se apresenta no diabetes tipo 2 e em idosos. Ele é parecido com a cetoacidose diabética e pode levar à morte, precisando tratar com relativa urgência.
Os sintomas do diabetes vão pouco a pouco evoluindo, conforme a falta de tratamento. Tratar o mais cedo possível, assim que for descoberta a condição, é sempre a melhor chave para ter uma vida longa, saudável e feliz!
Permalink