Skip links

Obesidade e diabetes: doenças que andam lado a lado

Obesidade e Diabetes são condições que andam de mãos dadas. Por isso, para quem está em condição de sobrepeso, é importante prestar atenção à sua saúde, pois os riscos e problemas associados a esta condição podem ser graves.

A principal causa do diabetes tipo 2 (manifestação mais comum da condição metabólica conhecida como Diabetes Mellitus) é a obesidade. Cerca de 95% das pessoas que desenvolvem o diabetes tipo 2 estão em condição de sobrepeso ou obesidade.

Saiba mais sobre os tipos de Obesidade em: Tipos de Obesidade

O que isso significa? Ao contrário do Diabetes tipo 1, que é uma condição autoimune, o Diabetes tipo 2 é uma condição evitável em boa parte dos casos, ou seja, depende de nossos hábitos alimentares e estilo de vida para que ela seja adquirida ou evitada.

É importante compreender o que pode ser feito para vencer a Obesidade, os riscos que o sobrepeso traz à pessoa, e como seu tratamento adequado pode influir no próprio diabetes, uma vez que ele esteja estabelecido.

Conceitos sobre obesidade e diabetes

O que é obesidade?

Primeiramente você precisa compreender que a obesidade não é uma questão relacionada a estética, mas sim a saúde.

Isso porque o excesso de peso pode a longo prazo levar ao desenvolvimento de problemas como:

  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Aumento do colesterol;
  • Problemas articulares;
  • Problemas circulatórios;
  • Comprometimento cardíaco e infarto;
  • Câncer;

A principal causa da obesidade é um desequilíbrio entre a energia consumida com os alimentos e o gasto energético para se manter o corpo (metabolismo basal) + da atividade física, ou seja, comer quantidades excessivas de refeições com um nível de atividade física muito baixo. No entanto, existem algumas condições bem menos comuns, de obesidade por causa genética e/ou por outras doenças.

Uma forma eficiente, na maior parte dos casos, para classificar e medir a obesidade é através do índice de massa corpórea (IMC).

Outras causas de obesidade:

  • Distúrbios relacionados à função de glândulas endócrinas;
  • Tomar medicamentos relacionados a outras doenças crônicas;
  • Mutação genética em genes associados a obesidade;

O que é diabetes? O que isso tem a ver com a obesidade?

O diabetes é definido como a inabilidade do corpo em regular e controlar os níveis de açúcar (glicose) no sangue. Uma pessoa que mantém níveis altos de açúcar por longos períodos, corre o risco de desenvolver uma série de complicações com danos às artérias, nervos e diversos órgãos, como os rins, por exemplo.

A Obesidade é o principal fator de risco para desenvolver o Diabetes de tipo 2, porque o excesso de gordura pode se depositar no fígado, no pâncreas, no músculo e em outros órgãos, atrapalhando a ação da insulina (hormônio que controla a glicemia no sangue) e fazendo com que os níveis de glicemia se elevem.

Reduzir a obesidade é tratar e prevenir o diabetes tipo 2

Como falamos no início, reduzir a obesidade é tratar o diabetes tipo 2. Agora, com essa explicação, você entende a razão, que é muito simples: diminuindo o seu peso, você também diminui a quantidade de gordura no seu corpo. Isso deixa as células livres para receberem o açúcar e transformá-lo em energia, ao invés dele ficar circulando a esmo pelo seu corpo.

Quando você pratica atividades físicas, você passa a quebrar gorduras e queimar açúcares. O seu corpo vai levar o produto dessa quebra para os músculos, gerando energia — o que significa que ela deixará de existir.

Portanto, se você sofre de obesidade e está sob risco de desenvolver diabetes, ou já tenha essa condição, não perca tempo! Trate-se e combata o diabetes!