Skip links

A importância da medicina preventiva

Você pode imaginar quantas doenças e complicações de saúde podem ser evitadas ou tratadas com resultados mais eficazes, simplesmente pelo acompanhamento médico periódico? A lista é grande e pode começar evitando uma internação hospitalar ou até mesmo evitar uma morte precoce.

Estresse, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo e outros desleixos comuns com a nossa saúde podem trazer grandes prejuízos, resultando em doenças evitáveis ou tratáveis. A boa notícia é que podemos nos utilizar de um mecanismo chamado de medicina preventiva, que procura orientar corretamente o paciente para reduzir ou remover os fatores que podem desencadear doenças, ou ainda, diagnosticar doenças em suas fases iniciais para impedir a evolução do quadro.

Consequências da ausência de exames regulares

Há diversas doenças silenciosas, como diabetes tipo 2, ou até mesmo a obesidade que chegam com o tempo e não prestamos atenção, engordando cada dia um pouco durante meses ou anos e somente a longo prazo notamos a gravidade da nossa condição. Quando isso acontece, na maioria das vezes doenças podem já estar estabelcidas e não percebemos, e ao atingir estágios mais avançados causa sérios problemas, enquanto um simples exame poderia detectá-la e resolver de maneira precoce.

Outro problema que a ausência de exames pode desencadear é o autodiagnóstico. Com o fácil acesso à informação que temos hoje em dia, ao sentirmos alguns sintomas procuramos na internet qual poderia ser a causa, e isso, pode levar ao pensamento de que estamos passando por alguma condição mencionada e pode influenciar a ingerir medicamentos que podem piorar o quadro da real doença.

Alguns problemas do autodiagnóstico e da automedicação são:

  • Atrapalhar o real diagnóstico
  • Efeitos colaterais graves na maioria das vezes
  • Piora da doença
  • Doses incorretas

Um dos problemas mais comuns que podemos citar sobre o autodiagnóstico estão relacionados aos sintomas leves, que costumamos mascarar com o uso de medicamentos populares, achando que pode ser somente um resfriado ou stress, o que acaba camuflando as dores e escondendo o real motivo delas, mas na verdade pode ser algum fator relacionado à intolerâncias, problemas hormonais, diabetes, problemas na tireoide, colesterol ou tantos outros problemas que quando percebermos pode ser tarde.

Quantas vezes no ano preciso visitar um médico e realizar exames?

Realizar uma visita anual ao médico de confiança para fazer um check-up e avaliar a saúde do corpo de maneira geral é de suma importância, mesmo que não hajam dores ou quaisquer outros sintomas. Se necessário, o médico indicará outros exames a serem a para um diagnóstico mais preciso.

O corpo humano pode adquirir diversas doenças ao longo do tempo e permitir que a pessoa sinta diversos sintomas de diversas condições, o que pode parecer somente uma simples dor local pode ser desde um mal estar até algo mais grave como câncer.

Manter o acompanhamento médico também é necessário

Não é somente sobre realizar o exame, mas manter o acompanhamento médico mesmo depois do diagnóstico. Independentemente do resultado dos exames, seguir recomendações médicas dadas em consulta é fundamental para uma melhor qualidade de vida.

Caso algo de errado seja identificado, manter o acompanhamento de um especialista é ainda mais importante, pois é a oportunidade de tratar da condição e amenizá-la de maneira correta. Tentar tratá-la por conta própria pode causar problemas ainda maiores.

Já está na hora de marcar um exame.

Agora que a importância de exames regulares e acompanhamento médico já foram esclarecidos, que tal marcar uma consulta e checar como anda a sua saúde?