Tireoide

A Tireoide

A glândula tireoide é responsável por liberar hormônios que são muito importantes para o funcionamento correto de todo o organismo. Essa glândula está situada na parte inferior do pescoço, se apoia na traquéia, e fica ao lado da artéria carótida.

Como dito, a tireoide libera hormônios (T3 e T4) que regulam o metabolismo do corpo humano e são responsáveis pelo bom funcionamento de órgãos importantes como coração e cérebro.

Existem dois tipos de descontrole dessa glândula – hipertireoidismo e hipotireoidismo. Também são comuns os nódulos da tireoide. A diferença entre o hipotireoidismo e hipertireoidismo e outras informações sobre os nódulos de tireoide estão detalhadas abaixo.

Hipertireoidismo é a superprodução de hormônios da tireoide. A Doença de Graves é a principal causa do hipertireoidismo. Ela faz com que o sistema imunológico ataque a glândula tireoide, provocando seu aumento e estimulando-a a produzir hormônios em excesso. Essa doença normalmente tem causas genéticas e é crônica. Outra causa comum do hipertireoidismo são os nódulos da tireóide, que eventualmente são produtores de hormônios.

O Hipertireoidismo também pode ser transitório, após uma infecção/inflamação da glândula.

Os principais sintomas de hipertireoidismo são:

• aceleramento cardíaco (palpitações, taquicardia),
  • tremores,
  • perda de peso,
  • fraqueza muscular,
  • intestino solto (diarréia),
  • suor excessivo e sensação de calor,
  • ansiedade e irritabilidade,
  • agitação e
  • insônia.

O paciente geralmente sente que tem muita energia, porém, se sente muito cansado e fraco. Come em demasia, mas emagrece. Isso ocorre porque o metabolismo está exacerbado. O paciente não consegue descansar o suficiente.

O hipotireoidismo, que significa baixa produção de hormônios, deixa o organismo mais lento que o normal. O processo metabólico de quem tem hipotireoidismo é lento. Isso pode fazer com que a pessoa ganhe um pouco de peso, mas não como se acredita popularmente.

O hipotireoidismo, na grande maioria dos casos, é uma doença crônica autoimune que provoca a atrofia da glândula a longo prazo. Pode ser ocasionado também pela extirpação cirúrgica da tireoide, como por exemplo no caso de um câncer.

Alguns dos sintomas do hipotireoidismo são:

• queda de cabelos e unhas quebradiças,
  • inchaço nos pés e nos olhos,
  • bradicardia (coração batendo mais devagar),
  • cansaço excessivo,
  • ganho de peso,
  • perda de memória e lentidão de raciocínio e
  • sonolência.

No hipotireoidismo, a pessoa sente que não tem energia suficiente e a baixa produção de hormônios faz com que a pessoa se torne menos propensa a tomar iniciativas e realizar as atividades habituais.

Os Nódulos de Tireoide são, na grande maioria das vezes, detectados fortuitamente, após realização de ultrassonografia da glândula. Também podem ser notados pelo endocrinologista durante a palpação da glândula ou pelo próprio paciente, que os observa no espelho, como uma tumoração no pescoço.

Quando se encontra um nódulo na tireoide, as principais perguntas a serem respondidas são se este nódulo é benigno ou câncer, se ele produz hormônios e se ele está crescendo. Muitas vezes é necessário fazer uma punção do nódulo, para se examinar o material retirado em lâmina e avaliar a presença de câncer.

Tratamento de problemas na Tireoide

O tratamento do Hipotireoidismo geralmente é feito com a reposição do hormônio em falta, para que o corpo possa ter a quantidade ideal para um bom funcionamento. O medicamento para essa finalidade deve ser tomado todos os dias.

O tratamento para Hipertireoidismo é feito através de medicamentos antitireoidianos, que reduzem a quantidade de hormônios produzidos, iodo radioativo ou cirurgia. A melhor opção é indicada pelo médico endocrinologista.

Os Nódulos da Tireoide podem ser tratados com cirurgia, iodo radioativo ou apenas acompanhados com ultrassonografia periodicamente. Existe o risco de serem tumores malignos (câncer) e de produzirem hormônios causando hipertireoidismo.

O Câncer de Tireoide deve ser tratado com cirurgia e pode ser necessário complementar o tratamento com iodo radioativo.

Todas as disfunções na tireoide, se não tratadas, poderão levar a quadros clínicos mais graves. Portanto, cuide da sua saúde e consulte regularmente com um endocrinologista para detectar o problema precocemente.