Obesidade & Emagrecimento

A obesidade pode ser considerada uma doença crônica, de tratamento complexo, com causas diversas.

A inovação da indústria alimentícia é um dos fatores associados ao alto índice de Obesidade, oferecendo à população um aumento significativo de consumo de carboidratos refinados, alimentos processados, embutidos e calóricos.

Porém, a falta de exercícios físicos regulares e fatores genéticos também interferem significativamente para que o indivíduo desenvolva a Obesidade. Fatores emocionais também interferem no aumento de peso. Condições como:

• ansiedade,
  • depressão e
  • estresse.

Estes são fatores comuns em quem está acima do peso. Inclusive, podem ser os gatilhos para que o paciente desconte as frustrações na alimentação.

Vários tipos de medicamentos também podem contribuir para a obesidade, influenciando diretamente na ingestão alimentar. Nesses casos, é importante que o paciente considere medicamentos alternativos, juntamente com seu médico, com menos impacto no ganho de peso.

Infelizmente, a obesidade aumenta o risco do paciente desenvolver outras doenças, tais como:

• diabetes,
  • apnéia do sono,
  • esteatose hepática (gordura no fígado),
  • hipertensão arterial,
  • dislipidemia (alteração do colesterol),
  • doenças articulares e
  • vários tipos de câncer.

Por isso, é extremamente importante a prevenção e manutenção do peso adequado, com tratamentos eficazes e de longo prazo.

O tratamento da Obesidade envolve uma ação conjunta de:

• Endocrinologista
  • Nutricionista
  • Educador físico
  • Psicólogo

Logo de início, o endocrinologista avalia as possíveis causas e consequências do ganho de peso e quais sãos as principais alternativas para combatê-lo.

Uma das formas mais utilizadas para saber se o paciente está acima do peso ou não é através do peso ajustado para a altura (IMC). A porcentagem de gordura corporal, avaliada por bioimpedânciometria (exame disponível na clínica), é uma forma ainda melhor de diagnosticar a obesidade.

Entender que existe um problema crônico é fundamental para que o paciente perpetue o tratamento ao longo de sua vida, incluindo em sua rotina as mudanças nos hábitos alimentares e nas atividades físicas.

O tratamento pode variar conforme cada caso e envolve medicamentos anti-obesidade, tratamento psicológico, mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

Qual o papel do Endocrinologista

O endocrinologista é o médico mais habilitado para acompanhar o paciente obeso no seu processo de emagrecimento. Com base em seu histórico médico e familiar, o médico identificará quais são os principais malefícios que a obesidade traz ao paciente, bem como a necessidade de uso de medicamentos.

Atualmente, o tratamento envolve medicações que causam poucos efeitos colaterais importantes. O médico endocrinologista deve considerar as principais vantagens e desvantagens do tratamento e decidir, junto ao paciente, o mais adequado.

Cabe ao endocrinologista também averiguar a necessidade de uma cirurgia bariátrica, em casos de obesidade moderada e grave. Lembrando que é fundamental que o paciente esteja a par da importância da mudança de estilo de vida. Mudar um estilo de vida exige um longo período de adaptação e a busca recorrente de fontes alternativas de prazer que não a alimentação.

A obesidade deve ser encarada com seriedade e respeito, como uma doença crônica que afeta a autoestima e saúde do paciente. O objetivo principal do tratamento é devolver o bem estar e o equilíbrio ao corpo e mente de cada indivíduo.

Para obter mais informações sobre o assunto, inscreva-se no formulário ao lado