Glândula Adrenal

A glândula adrenal está localizada no polo superior dos rins e tem cerca de 5cm de comprimento e 2,5cm de largura. Ela é responsável pela produção de vários hormônios esteroides e participa do equilíbrio entre a água e o sal na corrente sanguínea.

Um dos principais esteroides liberados pela adrenal é o glicocorticóide Cortisol, que também é conhecido como “hormônio do estresse”.

Esse hormônio tem várias funções metabólicas e seus níveis aumentam em situações estressantes. Além dele, a glândula adrenal produz os mineralocorticóides (aldosterona) cuja função principal é a manutenção do equilíbrio dos níveis de sódio e potássio no organismo e o controle da pressão arterial. Também são produzidos pela glândula os hormônios sexuais, representados principalmente pelo SDHEA e Testosterona.

São necessárias várias etapas para que a glândula adrenal produza hormônios esteroides. Tudo começa a partir do colesterol e sob controle da hipófise, através da produção do hormônio corticotrófico (ACTH).

Distúrbios adrenais acontecem quando uma glândula  hiperativa produz incorretamente um excesso de hormônios ou quando existe deficiência na produção dos mesmos.

As doenças mais comuns da adrenal são:

• Síndrome de Cushing;
  • Insuficiência Adrenal (Síndrome de Addison);
  • Hiperplasia Adrenal Congênita;
  • Aldosteronismo;
  • Feocromocitoma;
  • Entre outras;

Várias patologias podem afetar a glândula: sangramento, lesão autoimune, infecções, tumores e outras, levando o paciente a desenvolver hipofunção adrenal.

Doença adrenal pode afetar seriamente a vida de uma pessoa, com consequências drásticas para o seu dia a dia. Em situações de grande estresse (ex: trauma físico ou emocional graves), a falta do cortisol pode levar inclusive ao coma. Portanto, detectar e tratar adequadamente é muito importante, com as melhores práticas diagnósticas e terapêuticas.

Vamos considerar nesse artigo as principais doenças adrenais e possíveis tratamentos.

Esse distúrbio refere-se ao excesso de produção de cortisol, geralmente causado por nódulo na hipófise ou na própria glândula.

Os primeiros sintomas da Síndrome de Cushing incluem:

• ganho de peso de início rápido, principalmente no abdome e tronco,
  • estrias abdominais violáceas,
  • face em forma de ”lua”,
  • equimoses (manchas roxas) na pele,
  • hipertensão arterial e
  • aumento da glicose no sangue (Diabetes).

Em alguns casos, o paciente do sexo feminino pode apresentar sintomas como voz mais grossa e aumento de pelos e acne. Geralmente, quando esses sintomas estão presentes, deve-se atentar para tumores malignos da glândula.

O tratamento consiste na cirurgia para retirada do tumor e medicamentos complementares, se necessário.

A insuficiência adrenal geralmente se manifesta com sintomas como:

• cansaço,
  • falta de disposição,
  • pressão baixa e
  • escurecimento da pele.

Se não diagnosticada e tratada pode levar a um quadro agudo grave de insuficiência adrenal, precipitado por situações de estresse como infecções ou cirurgias.

É uma doença genética em que há alteração na produção dos hormônios da adrenal por defeitos em uma das enzimas responsáveis pela esteroidogênese.

Alguns sintomas comuns:

• baixo nível de açúcar no sangue,
  • desidratação,
  • pilosidade excessiva,
  • pressão baixa ou distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos),
  • aumento de peso e estatura abaixo do normal ou falha de crescimento,
  • entre outros.

O tratamento consiste na reposição dos hormônios esteroides em falta. A cirurgia reconstrutiva é uma opção para as meninas, caso ocorram sintomas físicos com alteração da genitália.

A adrenal é uma glândula importantíssima para a saúde de cada indivíduo e o objetivo principal das linhas de tratamento é trazer conforto e bem-estar ao dia a dia do paciente.