Skip links

Distúrbios da Puberdade & Crescimento

Distúrbios da Puberdade & Crescimento

A avaliação do crescimento e da puberdade, além do pediatra, pode ser feita pelo endocrinologista. É interessante que o especialista tenha uma formação específica nesta área, visto que adultos e crianças diferem sobremaneira.

Com mestrado realizado na USP atendendo crianças, tenho especialização específica para esta abordagem.

A Puberdade

No caso das meninas, o início da puberdade é marcado pelo desenvolvimento das mamas. Nos meninos, este início é marcado pelo aumento dos testículos. O aparecimento dos pêlos pubianos, em ambos os sexos, também é uma característica associada ao início da puberdade.

A puberdade é caracterizada por mudanças físicas e de personalidade do indivíduo e é o início da fase reprodutiva. Podem acontecer alguns distúrbios durante esse período, sendo necessário bloqueio ou reposição hormonal para ajuste.

Distúrbios da Puberdade

Existem doenças genéticas como:

  • síndrome de Turner,
  • síndrome de Klinefelter,
  • síndrome de Kallmann e
  • outras doenças que afetam a puberdade e a fertilidade.

Portanto, se você observar que seu filho ou filha está apresentando sinais de distúrbios da puberdade, é necessário marcar uma consulta para averiguar as causas e possíveis tratamentos.

Distúrbios do Crescimento

Baixa estatura e alta estatura

Desde o nascimento, o corpo humano produz uma substância que é denominada Hormônio do Crescimento (GH). Essa substância é produzida por uma glândula no cérebro, chamada hipófise.

Embora esse hormônio seja conhecido por promover o crescimento, ele tem um papel importante no metabolismo durante a vida adulta também. Se por algum motivo o organismo da criança falha na produção da quantidade adequada desse hormônio, o resultado será a baixa estatura. Ao contrário, um excesso de hormônio de crescimento na infância provoca o gigantismo, que tem várias implicações à saúde.

É bom lembrar que a baixa estatura pode ter muitas outras causas, além da deficiência hormonal e que devem ser investigadas pelo endocrinologista (causas genéticas, familiares, constitucionais, secundárias a doenças crônicas, etc).