Colesterol

Colesterol é uma gordura produzida pelo nosso organismo que desempenha funções essenciais para o bom funcionamento do corpo. Entre as principais funções do colesterol estão:

• formação dos hormônios sexuais;
  • formação dos neurônios;
  • formação da vitamina D;

Para circular pelo corpo, o colesterol se associa a proteínas, dando origem às lipoproteínas. Existem dois tipos de lipoproteínas:

• HDL (high density, ou alta densidade) e o
  • LDL (low density, ou baixa densidade).

O problema ocorre quando existe o excesso de colesterol no sangue, que pode aumentar o risco de doenças das artérias coronárias (do coração) e cerebrais (do cérebro), causando infarto e AVC, respectivamente.

Como já foi explicado, para que nosso sangue transporte o colesterol ele se associa a proteínas:

LDL( Lipoproteinas de Baixa Densidade) – que é produzido pelo fígado para as células, onde serão utilizadas.

Ele é conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar a obstrução do fluxo sanguíneo. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de obstrução das artérias pela gordura.

HDL (Lipoproteinas de Alta Densidade) – é responsável por retirar o excesso de colesterol da circulação, levando de volta para o fígado.

Ele é conhecido como bom, porque retira o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

O colesterol é encontrado apenas nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol.

Gordura Boa:

• Azeite de oliva
  • Óleo de canola
  • Abacate
  • Nozes
  • Linhaça
  • Sardinha
  • Salmão

Gordura ruim

• Aves com pele
  • Queijos amarelos
  • Embutidos
  • Maionese
  • Leite
  • Carne vermelha
  • Frituras

Outras causas que podem afetar os níveis de colesterol no sangue:

• Cigarro
  • Bebidas alcoólicas
  • Idade
  • Etnia
  • Condições hereditárias (Hipercolesterolemia Familiar)

Controle

Controlar o colesterol é fundamental para evitar doenças cardiovasculares. O LDL elevado pode acarretar acúmulo de gordura nas paredes das artérias, o que dificulta a passagem do sangue e a irrigação do coração e cérebro.

A medicação deve ser supervisionada por um médico para atingir as metas , principalmente do LDL , que são individuais. O controle do colesterol deve ser combinado com mudança no estilo de vida: exercícios físicos regulares e uma dieta variada, com pouca gordura de origem animal.

Dica: associe os fitosteróis – presentes em alguns alimentos de origem vegetal – pois são substâncias que contribuem com a redução do colesterol sanguíneo.

E não se esqueça: pacientes com diagnóstico de colesterol alto de origem hereditária (Hipercoleterolemia Familiar) devem, obrigatoriamente, tratar o problema com medicamentos.